Natal. Para uns um feriado qualquer, para ouros o nascimento de Cristo. Para os cristãos chatos e insuportáveis, uma festa pagã do deus blá blá blá. Para outros cristãos, uma festa que, apesar de não ser a data verdadeiro do nascimento de Jesus, a representa ao menos simbolicamente - e por que não comemorar, não é mesmo?
Hoje quero mostrar a vocês uma face de Jesus que poucos conhecem. O Jesus paz e amor não era sério e carrancudo como muitos gostam de retratá-lo. E também não era só paz e amor. Jesus era irônico. Era engraçado. E um tanto doidão. Um festeiro, beberrão e comilão, segundo alguns. Mas pra mim ele é "apenas" um amigo. Um amigo que me salvou e que sabe fazer vinho.
Comecemos pela água sendo transformada em vinho. Se já conhece a história, pule.
[No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia.
A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou".
Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele lhes mandar".
Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros.
Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até à borda.
Então lhes disse: "Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa".
Eles assim o fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse:
"Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora".
Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.]
João 2.1-11
Olha a loucura. O cara fez vinho da água. DA ÁGUA. Como primeiro milagre ele poderia ter feito uma coisa mais estrondosa e gloriosa pra estrear seus maravilhosos feitos. Ressuscitar alguém ou curar leprosos. Mãs o que ele faz? Vinho.
Daí vem aqueles crentes chatos enchendo o saco: "O vinho descrito na bíblia não tinha álcool. Jesus jamais consumiria álcool." Ah é? Então vai lá em Gênesis 9.18 e veja Nóe ficando bebaço e tirando a roupa.
"Eis aí um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores..." Mateus 11.9
Essa é uma citação do próprio Jesus sobre o que as pessoas diziam a respeito dele. Certamente Jesus andava com pecadores, embora não fosse um. Jesus bebia, mãs nunca ficou bêbado.
Jesus faz um chicote e expulsa mercadores do templo.
[No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro.
Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas.
Aos que vendiam pombas disse: "Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado! ]
João 2.14-16
[E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.]
Mateus 21.12-13
UM CHICOTE DE CORDAS. COVIL DE LADRÕES.
Não preciso falar mais nada. Jesus era incrível, cara. Não deixava barato pros caras. Embora ele fosse amor puro, demonstrava o seu amor também em atos como esse: de correção e exortação.
Jesus não veio trazer a paz. Wooow.
[Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’.
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.] Mateus 10.33-38
Jesus "zuando" um cego.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça?
E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.]
Marcos 10.46-52
QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?
Jesus é Deus. Sabe de todas as coisas não é? Onisciente e etc. E por que é que ele pergunta pra um cego o que ele quer? Não era óbvio que ele sendo cego e Jesus sendo quem é, ele queria ser curado?
Claro que era óbvio. Jesus é que não era.
Muitos vão dizer: "Jesus queria ouvir da boca do cego aquilo que ele desejava". Ok, acho válido. Mãs eu prefiro dizer que ele era zoeiro mesmo.
Jesus andava com onze pescadores. Era impossível não rolar uma zuerinha entre eles. Pensa comigo: onde é que você vai ver onze homens numa roda de conversa sem rolar várias piadocas e boas risadas?
Às vezes a gente lê tantas vezes as histórias bíblicas, que não percebe as partes loucas, chocantes, engraçadas, humanas, terrenas... bobas. A parte central da teologia cristã é a morte de Jesus na cruz.
Mas isso pode dominar tanto as coisas, que a vida de Jesus pode parecer uma preparação pra morrer, sem viver como um ser humano com seus amigos e ter senso de humor.
E quando olhamos para a Bíblia, vemos que Jesus é convidado a muitas festas,
casamentos, confraternizações e refeições.
Seus inimigos o acusam de ser bebum, glutão e amigo de pecadores. Ele não bebia nem comia demais mas seus amigos eram bem malucos. E Ele continua sendo amigo de gente louca que nem eu.
E eu sou feliz por Jesus querer andar com gente retardada que nem eu.
Um feliz natal e um ano maravilhoso a todos. E que em 2016 você seja mais zueiro como Jesus.