A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

, , No Comments


Que coisa bonita esse título, não? Parece uma daquelas frases de efeito que presidentes usariam ao final de um discurso ou coisa parecida:"...e buscamos a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade!"

Mãs, além disso, esse é um dos princípios que rege as relações do Brasil com os outros países:


"Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

[...] IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; [...]" (BRASIL, 1988)

Quando falo em "cooperação entre nações/povos" certamente vem à cabeça os  blocos econômicos e outra associações nacionais: Mercosul, Nafta, União Europeia, BRICS, etc......Ou talvez organizações como a ONU, UNESCO, etc, etc.




Mãs será que o princípio da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade restringe-se à conceitos tão restritos como organizações e entidades não-governamentais que definem e impõem regras de convivência aos países?

Cooperação, no sentido empregado na constituição,  é a atuação em conjunto de dois ou mais Estados para atingir uma finalidade em comum, um objetivo que pode ser das mais distintas espécies: políticos, culturais, estratégicos, sociais,  humanitários, econômicos..... E as operações, que realizadas em conjunto, devem ser empreendidas de forma legal; cada um realizando o que está dentro de suas limitações e competências.



Asilo político, asilo diplomático, combate ao terrorismo, auxílio a países pobres, associações entre países, acordos políticos e econômicos, conferências....



É aí que temos um problema. Não temos na nossa constituição ou noutro documento nacional nada que nos permita afirmar o que é esta cooperação. Nem o que significa, para o Brasil, o progresso da humanidade.

Embora eu seja um ferrenho defensor das liberdades individuais, sempre defenderei também a cooperação entre os indivíduos. Tudo o que puder ser feito em conjunto para o benefício da comunidade. Sem demagogia. Faça-se o que for preciso em benefício comum - mantendo sempre as liberdades individuais de cada ser humano. 

Essa postagem não trará respostas. Ela levantará perguntas. O que podemos fazer pelo próximo, não só como pessoas, mas como nação, como Estado? Deixemos a demagogia e a ideologia de lado: uma cooperação perfeita é uma utopia. Nunca iremos alcançá-la, mãs podemos seguir sempre em direção a ela.

E reforço mais ainda a importância de se manter as liberdades individuais. Os indivíduos livres são capazes de caminhar em direção ao progresso da humanidade, não só no sentido tecnológico ou do ponto de vista da própria cooperação entre os povos, mas também no sentido de podermos progredir em nossa própria humanidade.

0 comentários :

Postar um comentário