Ao ver o anúncio da Coreia do Norte afirmando ter testado uma bomba de hidrogênio, só consigo lembrar de uma frase de Billy Graham: " O problema não são as bombas. São os corações por trás delas."
Nesta quarta-feira a Coreia do Norte anunciou que realizou um teste com uma mini bomba de hidrogênio. Não se sabe se a explosão foi mesmo uma bomba H, como alega a Coreia do Norte. A agência de inteligência da Coreia do Sul diz que esta ainda seria uma bomba de fissão.
Breve história das bombas
Bomba de fissão nuclear lançada sobre Hiroshima/Japão em 1945
que encerrou a Segunda Guerra Mundial.

A diferença entre a bomba de fissão nuclear e a bomba de hidrogênio
Fissão Nuclear - A bomba atômica
Em poucas palavras, na fissão nuclear um nêutron livre é lançado contra um átomo de urânio que com o impacto é dividido em dois átomos que arremessam outros nêutrons que atingem outros átomos que se dividem e que arremessam outros nêutrons e assim sucessivamente - gerando uma reação em cadeia.
Fusão Nuclear - A bomba de hidrogênio
A bomba de hidrogênio utiliza a fusão de átomos de Deutério e Trítio - isótopos de Hidrogênio - para formar núcleos maiores antes da explosão. Para desencadear a fusão destes elementos, é necessário uma grande quantidade de energia. Na bomba de hidrogênio essa energia provém da radiação de uma explosão atômica. As bombas de hidrogênio são divididas em duas partes: um núcleo inicial, composto pela bomba de fissão e uma parte secundária contendo o combustível nuclear.
A-C: Explosão da bomba primária (fissão).
D-E: Fusão dos átomos e explosão da bomba de hidrogênio.
Os supostos testes norte-coreanos
O governo norte-coreano anunciou o teste na TV estatal - anúncio que veio depois de o Serviço de Geologia norte-americano ter detectado uma atividade sísmica fora do comum no nordeste da Coreia do Norte, próximo a cidade de Chongijin.
O tremor de magnitude 5,1 foi detectado na noite da última terça (ou às dez da manhã na Coreia do norte) perto da área de testes nucleares de Punggye-ri. Segundo especialistas o tremor teria sido provocado artificialmente.
A Coreia do Norte já realizou outros testes com bombas nucleares entre 2006 e 2013 - porém eles usaram bombas atômicas de primeira geração, menos complexas de produzir.
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un .
A Coreia do Norte retirou-se em 2003 do Tratado de Não Proliferação das Armas Nucleares em 2003. O tratado foi firmado em 1968 e está em vigor desde março de 1970. O tratado visa impedir a proliferação da tecnologia utilizada na produção de armas nucleares bem como realizar a promoção do desarmamento nuclear, encorajando apenas a utilização pacífica de tal tecnologia. Ou pelo menos visava.
A ciência, suas descobertas e conhecimentos não são o nosso mal. Nosso mal são pessoas como o ditador "pastel de flango" da Coreia do Norte. Um ditador que pinta e borda diante do mundo com suas peripécias e extravagâncias. Ditador esse que mantém um campo de prisioneiros de 100 mil pessoas. E que mantém uma população faminta sob seu domínio. Devemos tomar precauções com a Coreia do Norte sim. Prevenir é melhor do que remediar. E de loucos como Kim Jong-Un, podemos esperar qualquer coisa. Afinal, a Coreia do Norte é um dos melhores exemplos do quanto o comunismo é brilhante em endeusar idiotas, sustentar a pobreza e cometer barbáries.
Fontes:
G1
BBC BRASIL
FOLHA DE S. PAULO
0 comentários :
Postar um comentário