O folião infeliz

, , No Comments
Nunca citei Clarice Lispector na minha vida, então aí vai:

"O carnaval era meu, meu. No entanto, na realidade, eu dele pouco participava..."

Entre confetes e serpentinas, tudo é festa e alegria. Mãs na quarta-feira, quando as fantasias são tiradas, só há um fim: tudo termina em cinzas. E todos colocam suas máscaras.


"O carnaval é a época de esquecer os problemas, soltar a franga, curtir a festa e beber todas..."

Na festa importada por nós da Europa, pode tudo. Afinal, no feriado mais aguardado do ano, o que importa é se divertir o quanto se consegue durante os quatro dias. Cerveja, samba, churrasco e bunda.
E existem as mais diversas formas de se curtir o feriadão.

Os nerds, certamente passarão os quatro dias jogando alguma coisa ou colocando alguma série em dia ou lendo algum livro. Os que são mais chegados numa folia, certamente irão compor os blocos de rua e lotarão os bares das cidades. Os religiosos irão para seus retiros espirituais. 

A tristeza dos foliões, independente de como irão festejar a data sempre vem na quarta-feira. Quando acaba a festa. Quando a única lembrança que resta do carnaval é o lixo nas ruas, a dor de cabeça da ressaca, as horas de alegria que só se repetirão daqui a um ano.

Não estou sendo pessimista, estou sendo realista. O único momento de alegria de muitos brasileiros é o carnaval. Os quatro dias de despreocupação. De encher a cara sem pensar no amanhã. O brasileiro tem no carnaval seus únicos dias de descanso Os únicos dias em que ele aproveita com a família ou com os amigos.


A cultura por trás do carnaval, certamente é muito bonita. O samba - tanto o ritmo como a dança -, as fantasias, os elementos sociais e históricos por trás dele; não nego de forma alguma que há no carnaval certa beleza.

Mãs eu tenho o desejo de que toda a beleza por trás do carnaval fosse porque os brasileiros são felizes durante o ano todo e este feriado fosse só mais um motivo para tanta alegria. Mãs não é assim.
O motivo do carnaval é esse: gozar a vida durante quatro dias, já que durante o ano todo você não faz isso. Além do costume e da história, não há um motivo além desse para comemorar o carnaval (Vai me dizer que você comemora o carnaval para homenagear o deus saturno, como faziam os romanos?)

Não vejo motivo de comemorar quatro dias que não tem um significado real e não aproveitar o resto do ano com ao mesmo vigor e vontade de quando se festeja a "festa da alegria".

Aproveite o carnaval. Festeje. Fique alegre. Curta a companhia dos amigos. Da família. Vá a praia. Dê um mergulho. Sinta-se realmente o dono da felicidade durante esses quatro dias. Mãs não faça desses quatro dias, dias únicos no seu ano. Que eles sejam apenas mais quatro dos trezentos e sessenta e seis desse ano.

Afinal, não adianta ser um festeiro inconsequente e alegre durante o carnaval e viver durante o ano como um folião infeliz.

0 comentários :

Postar um comentário