Começamos a semana bem. Mais um preso pela eterna operação Lava Jato: o marqueteiro baiano João Santana. O foco central da VIGÉSIMA TERCEIRA fase da operação, batizada de "Operação Acarajé" são pagamentos feitos pela Odebrecht ao publicitário em paraísos fiscais.
O nome da operação, Acarajé, remete à Bahia, estado natal de João Santana e também de origem da empresa Odebrecht. Segundo as investigações, também se utilizava o temro "Acarajé" para se referir ao dinheiro vivo (coisinha mais brega, hein).
Um simples bolinho de feijão que pode causar indigestão em muita gente. E que fica cada vez mais apimentado.
Mas como a Lava Jato chegou a João Santana, responsável pelas três últimas campanhas presidenciais do PT (2006, 2010, 2014)?
João Santana chegando hoje (23) ao aeroporto de Guarulhos acompanhado de sua esposa e de um agente da PF
(Foto: Felipe Raul/ Estadão Conteúdo)
A Polícia Federal chegou ao publicitário através de anotações no celular de marcelo Odebrecht, preso desde junho passado, que diziam algo sobre um "risco de a cta na Suíça chegar na campanha dela"
Outra coisa que chamou a atenção da PF foi um documento manuscrito de Mônica Souza - esposa e sócia de João Santana - enviado a um representante de uma empresa estrangeira que prestou serviços à Petrobrás -um contrato de US$ 6 bi - e que seria o operador de propinas da empresa no país.
Informações um tanto quanto interessantes, eu diria. Mas se formos mais a fundo, vamos perceber a gravidade da situação para o PT. Para Lula. E também para a presidente Dilma. afinal envolve a campanha de 2014 para as eleições presidenciais.
Mas quero citar alguns fatos:
Senador Delcídio do Amaral (PT- MS) - Líder do PT no Senado = PRESO
Deputado João Paulo Cunha (PT-SP) - Ex-líder do PT na Câmara = PRESO
Deputado José Dirceu (PT - SP) - Ex-presidente do Partido dos Trabalhadores = PRESO
Deputado José Genoino (PT- SP) - Ex-presidente do Partido dos Trabalhadores = PRESO
Delúbio Soares - Ex-Tesoureiro do PT = PRESO
João Vaccari Neto - Ex-Tesoureiro do PT = PRESO
Vamos parar por aqui mesmo.
Não me espanta ver os canalhas intelectuais defendendo o PT - afinal, são milho da mesma espiga. O que me espanta é tudo ser tratado com normalidade. Não são apenas ladrões de galinhas. Estão envolvidos nisso tudo milhões e milhões de reais - e por que não dizer, dólares.
E não são personagens pequenas do partido que são presas. Ex-presidentes, ex-tesoureiros, líderes do partido nas casas legislativas. E agora, mais do que nunca, os que se consideram mitos imaculados devem tomar cuidado. A Lava Jato tem um modos operandi muito interessante, e quando menos se espera, ela pode estar aí no seu pé.
Parece que o PT esqueceu que a ditadura acabou; que não precisamos ser guerrilheiros armados.O PT conseguiu um fato inédito na história do Brasil: ter em seu partido gente que foi presa na ditadura e também na democracia.
FONTES:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/02/joao-santana-chega-ao-brasil-apos-ter-prisao-decretada-na-lava-jato.html
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/02/lava-jato-deflagra-operacao-acaraje-nesta-segunda-feira-22.html
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/marqueteiro-do-pt-tem-prisao-decretada-em-23a-fase-da-lava-jato/
0 comentários :
Postar um comentário