Se você já trabalhou com uma pessoa humilde, teve a honra de conviver com um tipo de pessoa quase rara. E deve ter percebido o quão agradáveis e fáceis se tornam as coisas. Nos tempos em que vivemos, onde o orgulho e o chamado empoderamento estão em alta, quero chamar vocês a refletirem sobre uma virtude cada vez mais escassa: a humildade.
"Não se rebaixe", "eu não deixo ninguém me humilhar desse jeito", "eu não levo desaforo pra casa", "bateu, levou", "eu não sou capacho de ninguém " . . . a lista de clichês da pessoa orgulhosa é imensa. E se ela já eram comuns, hoje mais ainda. A maior parte das pessoas ao longo da vida tende a praticar atos orgulhosos - óbvio, todos nós temos esse ponto fraco, uns mais, outros menos. Uns mais vaidosos, outros menos. O problema é que estamos ficando cada vez mais orgulhosos de nós mesmos. E o pior: sem motivo algum para isso.
É claro que o orgulho não é de todo ruim. Valorizar as qualidades e virtudes que existem em nós é saudável . Faz bem à nossa auto-estima e é importante que a gente saiba reconhecer o que há de bom em nós - ou viveríamos numa eterna depressão. A questão é que essa auto-valorização extrema de nós mesmos tem feito mal, muito mal, à nossa geração.
Por causa do orgulho, críticas são tomadas como ofensas. Ordens de um superior viram abuso de poder. Brincadeiras e piadas inofensivas se tornam agressões. E então parece que o mundo se volta contra essa pessoa.
Não, não estou dizendo que você deve deixar as pessoas passarem por cima de você. Nem mesmo que devemos deixar que as pessoas nos agridam e ofendam de forma real. Mas nosso orgulho muitas vezes nos impede de diferenciar essas coisas. Quando você acha que todo o planeta Terra está contra você, algo está errado. Não com o planeta, com você.
O orgulho nos faz achar que somos o centro do planeta e que todos giram ao nosso redor. mas na realidade somos só mais uma gotinha d´água orgulhosa no imenso oceano de seres humanos.
Às vezes precisamos olhar ao redor para abrirmos mão do nosso orgulho. Alguém te criticou? Que bom, use isto para crescer. Alguém te ofendeu? Não seja babaca ao ponto de devolver com outra ofensa e se igualar por baixo à essa pessoa. E se coloque no lugar das pessoas: todos nós somos orgulhosos.
"a si mesmo se humilhou e foi obediente até à morte". Esse trecho da carta de Paulo aos Filipenses mostra a atitude de jesus Cristo diante do mundo. Mesmo sendo Deus (se você não acredita, pelo menos reconhece que Ele era incomparavelmente melhor do que eu e você) escolheu se humilhar. Ele não levantou o queixo e empinou o nariz e nem saiu por aí dizendo que não leva desaforo pra casa. Fez o contrário do que as pessoas esperavam dele.
A gente deveria agir assim também. Vamos "ser menas", como gostam de dizer por aí. Afinal, nós não somos tudo isso que dizemos ser. E como escreveu C.S. Lewis, "Humildade não é pensar menos de si. É pensar menos em si."