'A força imensa de sua fiel torcida
Que nos estádios tudo é lindo e nos fascina
A nossa massa meu verdão mexe contigo
Tu és querido em toda santa catarina"
Trecho do Hino Oficial da Associação Chapecoense de Futebol
Não só em Santa Catarina, mas no Brasil e no mundo. A Chapecoense nos conquistou. E sabe por quê? Porque a Chape é a cara do Brasil. Um time pequeno que se fez grande. Que estava prestes a falir, mas hoje dá um banho em times como São Paulo e Botafogo. Em 2009 na série D. Nos três anos seguintes, na C. Em 2013 na B. E no ano seguinte na elite do futebol brasileiro. E dali não saiu mais.
A Chape vivia um sonho: estava na final da Copa Sul-americana. Um sonho que pode ter sido interrompido por uma tragédia. Mas uma coisa é certa: a final já era uma vitória para o verdão do oeste. Sem clichês: claro que SC e o Brasil queriam ver a Chapecoense voltando para cá com uma vitória sobre o Atlético Nacional no primeiro jogo da final, que aconteceria em Medellín, na Colômbia.
Mas essa tragédia estarrecedora tem nos mostrado que, apesar de tudo,as pessoas ainda são humanas. E isto pelo menos podemos comemorar. Clubes brasileiros mostrando solidariedade ao trocar as fotos de perfil pelo brasão da Chapecoense em preto e branco; alguns afirmando que vão emprestar atletas para a Chapecoense; outros pedindo para que a Chape não seja rebaixada caso não faça uma boa campanha ano que vem.
A queda do avião é uma tragédia de dimensões nunca vistas antes na história do futebol. Lembrou-me do acidente dos Mamonas Assassinas em 1996 - a banda que foi um sucesso meteórico e teve um fim estarrecedor. A Chape teve um choque nesta terça (29) - e vai demorar a se recuperar. Mas uma coisa é certa: a Chapecoense queria conquistar a América, e acabou conquistando o mundo. E mostrou aquilo que a gente já sabe: não é só um jogo de futebol.