Após um mês de descanso (merecido, pois o semestre foi puxado) voltamos pra falar de uma coisa extraordinária e fantástica: as Olimpíadas!
| Aneis que simbolizam os Jogos Olímpicos |
No ano em que o Brasil, mais precisamente o Rio de Janeiro, sedia os Jogos olímpicos, é importante relembrar como tudo isso começou.
| Vista do rio de Janeiro |
O nome "Olimpíadas" deriva do nome do monte onde os gregos acreditavam que viviam os deuses da mitologia: o monte Olimpo. Os jogos olímpicos da Antiguidade eram uma espécie de homenagem a Zeus, o principal deus da mitologia grega: eram reunidas pessoas das mais diversas cidades gregas para disputarem os jogos.
| Monte Olimpo |
Os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados no ano de 776 a.C, enquanto o último foi realizado no ano de 396 d.C. Neles, as principais modalidades eram as corridas, o arremesso de disco, o pentatlo, entre outras. O pentatlo era considerado o evento mais importante dos Jogos: disputava-se salto em distância, arremesso de disco e lançamento de dardo em uma só prova. O atleta que vencesse os três era considerado o campeão, sem precisar disputar as outras provas.
Já os Jogos Olímpicos Modernos são mais recentes e foram idealizados por Pierre de Coubertin, um barão francês. Coubertin organizou um congresso internacional em Junho de 1894, em Paris, onde propôs que se voltasse a realizar evento desportivo internacional inspirado nas Olimpíadas da Grécia Antiga; este congresso levou à formação do Comitê Olímpico Internacional (COI).| Pierre de Coubertin |
| Abertura da olimpíada de 1896, em Atenas. |
Mas alguns fatos marcantes da história se entrelaçaram com as Olimpíadas. Em 1936, as Olímpiadas aconteceram em Berlim, na Alemanha, durante o regime nazista.
Os Jogos forneceram um palco para a disseminação da estética nazista e foi utilizado como veículo de propaganda pelo regime hitleriano. Os nazistas aproveitaram o evento para propagandear suas ideias e não economizaram para isso: orçamento dos jogos foi ampliado em 20 vezes e o resultado foi a construção do mais moderno complexo esportivo até então.
| Hitler assistindo aos Jogos de 1936 |
Na Olimpíada da Cidade do México, em 1962, Tommie Smith e John Carlos, dois atletas afro-americanos, medalhistas dos EUA, fizeram a saudação do black power - braço estendido com o punho enluvado e fechado - durante a cerimônia de premiação da modalidade, após vencerem os 200 metros rasos. Por seu gesto, uma clara manifestação política, os dois atletas foram banidos dos Jogos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O punho erguido (raised fist) é um símbolo do Partido dos Panteras Negras
| O protesto dos atletas em 1962 |
E em 1972, na Alemanha, aconteceu o Massacre de Munique: durante os Jogos Olímpicos de 1972, integrantes da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro. Após o sequestro, negociações dos terroristas, tudo isso acontecendo entre os dias 4 e 6 de setembro daquele ano, o conflito acabou: Um total de cinco terroristas foram mortos (outros três foram capturados). Cerca de onze reféns (David Berger, Ze'ev Friedman, Joseph Gottfreund, Eliezer Halfin, Joseph Romano, Andrei Schpitzer, Amitsur Shapira, Kahat Shor, Mark Slavin, Yaakov Springer e Moshe Weinberg) e um policial alemão também perderam a vida.
| Um dos terroristas que participou do massacre. |
Mas quero terminar com uma das histórias mais bonitas das olimpíadas: Vanderlei Cordeiro de Lima.
FONTES:
A origem e as primeiras modalidades dos Jogos Olímpicos- http://wp.clicrbs.com.br/podiacki/2015/07/02/a-origem-e-as-primeiras-modalidades-dos-jogos-olimpicos/?topo=67,2,18,,30,67
Massacre de Munique - https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Munique
Partido dos Pantyeras Negras - https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Panteras_Negras
Massacre de Munique - https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Munique
Partido dos Pantyeras Negras - https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Panteras_Negras
Nerdologia 158 - Olimpíadas - https://www.youtube.com/watch?v=ripYefLhsAQ
0 comentários :
Postar um comentário