Hoje vou escrever sobre um dos grandes nomes da Reforma Protestante: Martinho Lutero.
Martinho Lutero foi uma das grandes figuras polêmicas do cristianismo. Revolucionário, herege, apreciador de uma boa cerveja, ávido leitor da bíblia, antissemita (acredite se quiser), o monge que deu o pontapé inicial da Reforma Protestante pregando (literalmente) 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg que deixaram o papa da igreja católica um leão (ba dum tss).
Cena do filme "Lutero"
Nascia a 10 de novembro de 1483 na cidade alemã de Eisleben, Martinho Lutero.
Durante a sua infância, Lutero frequentou a escola até meados de 1498, onde foi enviado aos franciscanos e recebeu educação musical e poética - destacando-se no canto.
No início do século XVI, Lutero vai estudar na faculdade de Erfurt, onde aprende latim, lógica, filosofia, aritmética, retórica....e vááários outros conhecimentos.
Martinho juntou-se à ordem dos eremitas de Santo Agostinho depois de fazer uma promessa à santa Ana no meio de uma tempestade, quando um raio caiu próximo a ele, isso no ano de 1505.
Lutero realizou sua primeira missa em 1507 e forma-se em teologia em 1512.
Sobre Lutero ser antissemita, em alguns de seus escritos pode-se perceber a aversão que Lutero tinha para com os judeus, principalmente por motivos teológicos. Ouça mais sobre isso com o podcast "BTCast 123 - Lutero no banco dos réus" (http://bibotalk.com/podcast/btcast-123-lutero-no-banco-dos-reus/).
Sobre Lutero ser antissemita, em alguns de seus escritos pode-se perceber a aversão que Lutero tinha para com os judeus, principalmente por motivos teológicos. Ouça mais sobre isso com o podcast "BTCast 123 - Lutero no banco dos réus" (http://bibotalk.com/podcast/btcast-123-lutero-no-banco-dos-reus/).
Retratação da venda de indulgências pela Igreja
A lista de compra do perdão para os pecados era bem grandinha. E a venda de indulgências era bastante lucrativa à Igreja.
Além disso, não era somente o poder e a riqueza da Igreja. A "santa" inquisição, a corrupção de padres e monges, a proibição da bíblia e a adoção de dogmas que não condiziam com ela deixavam Martinho cada dia mais encasquetado.
E em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da Catedral de Wittenberg suas 95 teses.
As 95 teses de Lutero
Algumas delas...:
6ª Tese
|
O papa não pode perdoar divida senão declarar e confirmar aquilo que Já foi perdoado por Deus; ou então faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida deixaria de ser em absoluto anulada ou perdoada.
|
40ª Tese
|
O verdadeiro arrependimento e pesar buscam e amam o castigo: mas a profusão da indulgência livra das penas e faz com que se as aborreça, pelo menos quando há oportunidade para isso.
|
82 ª Tese
|
Eis um exemplo: Por que o papa não tira duma só vez todas as almas do purgatório, movido por santíssima' caridade e em face da mais premente necessidade das almas, que seria justíssimo motivo para tanto, quando em troca de vil dinheiro para a construção da catedral de S. Pedro, livra um sem número de almas, logo por motivo bastante Insignificante?
|
Foi na Dieta de Worms na Alemanha, que Lutero foi convocado para desmentir suas teses. E Lutero:
“Visto que vossa sereníssima majestade e vossas nobres altezas exigem de mim resposta clara, simples e precisa, vou dá-la, e é esta: Não posso submeter minha fé, quer ao papa, quer aos concílios, porque é claro como o dia que ele têm frequentemente errado e se contradito um ao outro. A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; queira Deus ajudar-me. Amém”.
E foi em janeiro de 1521 que Lutero foi excomungado da igreja católica pelo papa Leão X, que chegou a afirmar que ele era apenas um alemão bêbado que escreveu as teses e que mudaria de opinião.
Martinho Lutero não pretendia fundar uma nova religião. Ele realmente pretendia fazer uma "reforma" na igreja católica.
"A paz se possível, a verdade a qualquer preço." - Martinho Lutero



0 comentários :
Postar um comentário