Um projeto de alteração de lei, originalmente de autoria do senador José Serra, visava retirar da Petrobras a obrigação de ser a operadora única e ter uma cota mínima de participação na exploração do pré-sal.

Após inúmeros debates sobre o tema, o senado aprovou ontem o projeto que altera a lei n°12.351 de 22 de dezembro de 2010 - lei que previa a participação da Petrobras na exploração do pré-sal. O PT, claro, foi contra. Mas Dilma Rousseff e Renan Calheiros foram na contramão e apoiaram o projeto (uau!).

O texto da lei n°12.351 de 2 de dezembro de 2015 previa:

"Art. 2°, inciso VI - operador: a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações de exploração e produção;
Art. 4o  A Petrobras será a operadora de todos os blocos contratados sob o regime de partilha de produção, sendo-lhe assegurado, a este título, participação mínima no consórcio previsto no art. 20.

Art. 10 c) a participação mínima da Petrobras no consórcio previsto no art. 20, que não poderá ser inferior a 30% (trinta por cento)[...]"


Getúlio Vargas e o famoso gesto de sujar as mãos com petróleo

A alteração na lei tira da estatal a obrigatoriedade da participação nos consórcios e permite que outras empresas atuem na exploração do pré-sal sem a necessidade de a Petrobras estar envolvida.

Com a antiga lei a Petrobras era OBRIGADA a participar de TODOS os consórcios. E do jeito que a estatal está, a gente só ia conseguir explorar o pré-sal no século XXIII. 

"Isso é tudo invenção da mídia golpista! A Petrobras está produzindo um zilhão de barris de petróleo por dia! "

Bom, algumas pontuações são importantes.




Com o escândalo do petrolão, a Petrobras pode perder em torno de 42 bilhões de reais. 

A dívida bruta da estatal no fim do ano passado estava em quase MEIO TRILHÃO DE REAIS.

Cada vez mais descobrimos roubos na estatal.

E querem que a Petrobras continue sendo OBRIGADA a participar, comandar, avaliar desenvolver e produzir....Sendo que não está em condições nem mesmo de pagar as suas dívidas.

A Petrobras, meus caros, terá um mês para se posicionar sobre as áreas do pré-sal e se aceitará fazer parte de todos os consórcios - inclusive se requererá seus 30%. Cabe a ela decidir.

Mas, em vista disso, alguns sites e intelectualóides de esquerda começaram a bradar aos quatro ventos:

"ENTREGUISMO!! VÃO PRIVATIZAR A PETROBRAS!! NÃO À PRIVATARIA TUCANA!!"

Queria eu que fizessem como eu e - ao menos - lessem a lei 12.351 ou a proposta de alteração. Ou buscassem os fatos e comparassem com a realidade.

Lembro aos leitores que FHC, nos seus dois mandatos realizou inúmeras privatizações, menos a da maior estatal do país. Para esse que vos escreve, o PT foi quem concretizou a privatização da Petrobras. Infiltrou-se na estatal e aparelhou cada canto dela em benefício do partido. Afinal, por que é que havia tanta gente do PT dentro da estatal? Tirem vocês suas conclusões.




O PT privatizou a Petrobras não em benefício do país ou em prol do livre mercado. O PT usou seu controle estatal para privatizar a Petrobras em benefício do próprio PT. Uma confusão dos diabos. Tudo no partido. E nada fora dele. Tudo o que se fez na Petrobras foi em benefício do partido.

Aquela história de "O petróleo é nosso" é verdade. Quando falado da boca deles. O povo não acredita mais no PT. Quem fez tudo isso com a Petrobras? O Brasil já somou 2+2. E deu quatro. Na verdade, deu PT.

E digo mais: a Petrobras nos dá muito orgulho - é um símbolo nacional, a maior empresa do país. Os vermes petistas que estavam lá é que nos dão desgosto. Os petistas, aqueles que conseguiram o grande feito de ser de esquerda e privatizar uma estatal. 





Rombo na Petrobras - http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/11/12/novo-laudo-aponta-r-42-bilhoes-de-rombo-na-petrobras.htm

Lei que obriga a participação da estatal - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12351.htm

Aprovação do projeto de alteraação da lei pelo senado - http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/02/24/aprovado-projeto-que-desobriga-petrobras-a-participar-do-pre-sal

Senado aprova projeto - http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/02/senado-aprova-projeto-que-muda-regras-de-exploracao-do-pre-sal.html

Projeto de lei de autoria inicial de José Serra-  http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/120179

Dívida bruta da Petrobras em novembro de 2015 -http://economia.ig.com.br/empresas/2015-11-13/divida-bruta-da-petrobras-chega-a-meio-trilhao-de-reais-segundo-economatica.html

Começamos a semana bem. Mais um preso pela eterna operação Lava Jato: o marqueteiro baiano João Santana. O foco central da VIGÉSIMA TERCEIRA fase da operação, batizada de "Operação Acarajé" são pagamentos feitos pela Odebrecht ao publicitário em paraísos fiscais.

O nome da operação, Acarajé, remete à Bahia, estado natal de João Santana e também de origem da empresa Odebrecht. Segundo as investigações, também se utilizava o temro "Acarajé" para se referir ao dinheiro vivo (coisinha mais brega, hein).

Um simples bolinho de feijão que pode causar indigestão em muita gente. E que fica cada vez mais apimentado.

Mas como a Lava Jato chegou a João Santana, responsável pelas  três últimas campanhas presidenciais do PT (2006, 2010, 2014)?
João Santana chegando hoje (23) ao aeroporto de Guarulhos acompanhado de sua esposa e de um agente da PF
(Foto: Felipe Raul/ Estadão Conteúdo)


A Polícia Federal chegou ao publicitário através de anotações no celular de marcelo Odebrecht, preso desde junho passado, que diziam algo sobre um "risco de a cta na Suíça chegar na campanha dela"

Outra coisa que chamou a atenção da PF foi um documento manuscrito de Mônica Souza - esposa e sócia de João Santana - enviado a um representante de uma empresa estrangeira que prestou serviços à Petrobrás -um contrato de US$ 6 bi -  e que seria o operador de propinas da empresa no país.

Informações um tanto quanto interessantes, eu diria. Mas se formos mais a fundo, vamos perceber a gravidade da situação para o PT. Para Lula. E também para a presidente Dilma. afinal envolve a campanha de 2014 para as eleições presidenciais.

Mas quero citar alguns fatos:

Senador Delcídio do Amaral (PT- MS) - Líder do PT no Senado = PRESO
Deputado João Paulo Cunha (PT-SP) - Ex-líder do PT na Câmara = PRESO
Deputado José Dirceu (PT - SP) - Ex-presidente do Partido dos Trabalhadores = PRESO
Deputado José Genoino (PT- SP) - Ex-presidente do Partido dos Trabalhadores = PRESO
Delúbio Soares - Ex-Tesoureiro  do PT = PRESO
João Vaccari Neto - Ex-Tesoureiro  do PT = PRESO


Vamos parar por aqui mesmo. 

Não me espanta ver os canalhas intelectuais defendendo o PT - afinal, são milho da mesma espiga. O que me espanta é tudo ser tratado com normalidade. Não são apenas ladrões de galinhas. Estão envolvidos nisso tudo milhões e milhões de reais - e por que não dizer, dólares.

E não são personagens pequenas do partido que são presas. Ex-presidentes, ex-tesoureiros, líderes do partido nas casas legislativas. E agora, mais do que nunca, os que se consideram mitos imaculados devem tomar cuidado. A Lava Jato tem um modos operandi muito interessante, e quando menos se espera, ela pode estar aí no seu pé.

Parece que o PT esqueceu que a ditadura acabou; que não precisamos ser guerrilheiros armados.O PT conseguiu um fato inédito na história do Brasil: ter em seu partido gente que foi presa na ditadura e também na democracia. 


FONTES:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/02/joao-santana-chega-ao-brasil-apos-ter-prisao-decretada-na-lava-jato.html

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/02/lava-jato-deflagra-operacao-acaraje-nesta-segunda-feira-22.html

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/marqueteiro-do-pt-tem-prisao-decretada-em-23a-fase-da-lava-jato/
Lula e Dilma são como o bêbado e a equilibrista da música de Elis Regina. Ele que fazia "irreverências mil pra noite do Brasil", hoje está quase "trajando luto" pelas peripécias que fez. E Dilma "dança na corda bamba de sombrinha''. "E em cada passo dessa linha pode se machucar".


Nosso querido ex-presidente Luís Inácio, que deixou a cadeira em 2010 com mais de 80% de aprovação, hoje não goza de tamanha admiração por parte dos brasileiros. Lula sempre foi muito bom em incorporar a personagem Lula. O operário oprimido, o grande líder sindical que lutava pelo povo. A mais viva alma honesta.

Lula é investigado. Os esquerdistas odeiam essa frase. Para eles Lula é um santo imaculado. Investigar Lula é perseguição política. Segundo nossa presidente, Lula é objeto de grande injustiça. Lula está sendo investigado. E há bons motivos para isso. Ele terá sua chance de se defender e apresentar provas que o inocentem. Não vejo a injustiça aqui.

Um tríplex, ou triplÉx - como prefiro chamar - se tornou o pesadelo de Lula. Assim como um sítio em Atibaia. "Ain, agora o Lula não pode ter um apartamento ou um sítio??"

Óbvio e lógico que pode, pombas. Desde que seja tudo feito nos conformes da lei, oras. 

Lula ficou milionário depois de presidente, meus caros. Poderia muito bem comprar sítios, fazendas e quantos tripléx quisesse. Mãs, como sempre, seus negócios são sempre obscuros e enrolados. Um sítio que eu frequentava, mas que não era meu sítio, mas que tinha pertences meus, mas não era meu sítio, era de um amigo, mas tinha um barco comprado pela minha esposa......Cacetas!

Suposto sítio de Atibaia

Assim como no caso triplo x - a reforma do tríplex. Lula declarou que Marisa pagou o apartamento em 2005. Depois disse que ela adquiriu apenas uma cota de participação. Depois diz ele que ela desistiu da compra devido alguns problemas de contrato. Mas eles visitaram o apartamento. Acompanharam a reforma. "Ah, mas desistiram." Ah, mas...Olha, é uma história tããão enrolada que não dá de entender. Só acho algo de extrema burrice: que diante de tantos escândalos, a imagem de Lula seja desbancada por um mero apartamento. 

Já Dilma é conhecida por sua idioletice. Fala coisas e forma raciocínios INCOMPREENSÍVEIS. E agora está numa corda bamba sem fim. De um lado uma profuuunda crise moral, política e econômica. Do outro, seu companheiro e camarada Lula com a corda no pescoço. Ele que quase sempre a aconselhava e levantava sua popularidade, hoje é um frangalho político. De outro lado ainda temos o impeachment. E do outro o mosquito. Ou a mosquita.

Dilma é uma equilibrista em todos os sentidos. Equilibra-se nos discursos. Quando digo que Dilma é idioleta, é porque ela fala um idioma que só ela compreende. É, meus queridos, não é fácil entender o que se passa na cabeça dessa senhora.

A meta dobrada, a saudação a mandioca, a estocagem do vento, a pasta de dente e o dentifrício....
 Não entendeu nada? Assista. Você não vai entender nada, mas assista:


Dilma tem de abrir os olhos. Não se consegue governar um país desse jeito. Os presidentes se equilibram sim, se equilibram entre partidos e decisões, entre projetos e leis: se equilibram no sentido político da palavra.

Dilma se equilibra em outros sentidos. Dilma enrola em seus discursos. Se equilibra para não falar besteiras. E ainda assim não consegue evitá-las. Se equilibra não em prol do brasileiro, mas em prol de si mesma e de seu partido. Dilma não quer um impeachment, não por achar que é um golpe, mas porque este seria um duro golpe que ela e seu partido teriam de engolir. 

Agora está lutando contra o mais improvável dos inimigos: o mosquito. As Olimpíadas vem aí, e eu não estaria contente se fosse ela. Colocar o Brasil no centro do mundo, do jeito que as coisas estão, pode ser um tiro no pé. 

Enquanto isso, "chora a nossa Pátria Mãe Gentil, choram Marias e Clarices no solo do Brasil".




Lula e suas palestras - http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/08/1669218-lula-recebeu-r-27-mi-por-palestras-diz-revista.shtml

Dilma diz que Lula sofre grande injustiça - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/02/lula-e-objeto-de-grande-injustica-afirma-dilma-no-rio.html

Ocultação de patrimônio / Lula  -  http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/promotoria-diz-ter-provas-contra-lula-de-ocultacao-de-patrimonio/

Aprovação Lula 2010 - http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2010/12/16/aprovacao-a-governo-lula-e-de-80-e-bate-novo-recorde-diz-cniibope.htm

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos. Paulo escreve estas palavras na sua segunda epístola à igreja em Corinto. 

Quando paramos para olhar nosso derredor, percebemos os males e os problemas do mundo. As almas aflitas buscando por gotas de esperança que possam dar algum sentido ao sofrimento que elas passam. As pessoas estão sempre buscando sentidos para viverem. Uns buscam por felicidade; outros buscam paz interior; outros um bom casamento/namoro; outros buscam uma boa profissão; outros simplesmente se contentam em ganhar dinheiro.



E em torno de tudo isso é que a gente percebe as aflições das pessoas. O sofrimento de cada pessoa em busca do sentido das suas vidas. Sofrem por dinheiro, por fama, por pessoas, por atenção. Mesmo sabendo que não serão 100% felizes. Mesmo sabendo que as pessoas são falhas. Mesmo sabendo que tudo isso passa. 

O mundo está cheio de aflições. Fome, guerras, intolerância, injustiça, hipocrisia, falta de amor, de empatia, de conhecimento,  a corrupção impera e a maldade não cessa. 

O cristianismo diz que somos pecadores. Esse é um dos principais motivos pelo qual as pessoas odeiam o Cristianismo: a humanidade adora em jogar a culpa de todo o mal em Deus, afinal se ele criou todas as coisas, criou também o mal. E de todas as religiões existentes, o Cristianismo foi a única religião capaz de confrontar a maldade do homem - e lhe constranger com uma solução gratuita.

E as pessoas odeiam ouvir que são más. E mais ainda que são a causa de toda a maldade e aflição do mundo. E muito mais ainda que a única esperança para tudo isso está em Cristo.


Cristo nos amou quando a gente ainda era pecador. E nada pode nos separar do amor dele.
E em todas estas coisas (tribulações, angústias, perseguição, fome, nudez, morte) somos mais do que vencedores por meio de Cristo.

Porque nem a morte, nem a vida, nem anjos ou demônios, nem o presente nem o futuro, nem poder algum, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na face da terra - ou em qualquer outro lugar do universo - será capaz de nos separar do amor de Deus.

E tenho certeza que os sofrimentos deste mundo não se comparam à glória que um dia será revelada em nós. 

No mundo teremos aflições. Mas tenhamos bom ânimo: Ele já venceu o mundo.
Nunca citei Clarice Lispector na minha vida, então aí vai:

"O carnaval era meu, meu. No entanto, na realidade, eu dele pouco participava..."

Entre confetes e serpentinas, tudo é festa e alegria. Mãs na quarta-feira, quando as fantasias são tiradas, só há um fim: tudo termina em cinzas. E todos colocam suas máscaras.


"O carnaval é a época de esquecer os problemas, soltar a franga, curtir a festa e beber todas..."

Na festa importada por nós da Europa, pode tudo. Afinal, no feriado mais aguardado do ano, o que importa é se divertir o quanto se consegue durante os quatro dias. Cerveja, samba, churrasco e bunda.
E existem as mais diversas formas de se curtir o feriadão.

Os nerds, certamente passarão os quatro dias jogando alguma coisa ou colocando alguma série em dia ou lendo algum livro. Os que são mais chegados numa folia, certamente irão compor os blocos de rua e lotarão os bares das cidades. Os religiosos irão para seus retiros espirituais. 

A tristeza dos foliões, independente de como irão festejar a data sempre vem na quarta-feira. Quando acaba a festa. Quando a única lembrança que resta do carnaval é o lixo nas ruas, a dor de cabeça da ressaca, as horas de alegria que só se repetirão daqui a um ano.

Não estou sendo pessimista, estou sendo realista. O único momento de alegria de muitos brasileiros é o carnaval. Os quatro dias de despreocupação. De encher a cara sem pensar no amanhã. O brasileiro tem no carnaval seus únicos dias de descanso Os únicos dias em que ele aproveita com a família ou com os amigos.


A cultura por trás do carnaval, certamente é muito bonita. O samba - tanto o ritmo como a dança -, as fantasias, os elementos sociais e históricos por trás dele; não nego de forma alguma que há no carnaval certa beleza.

Mãs eu tenho o desejo de que toda a beleza por trás do carnaval fosse porque os brasileiros são felizes durante o ano todo e este feriado fosse só mais um motivo para tanta alegria. Mãs não é assim.
O motivo do carnaval é esse: gozar a vida durante quatro dias, já que durante o ano todo você não faz isso. Além do costume e da história, não há um motivo além desse para comemorar o carnaval (Vai me dizer que você comemora o carnaval para homenagear o deus saturno, como faziam os romanos?)

Não vejo motivo de comemorar quatro dias que não tem um significado real e não aproveitar o resto do ano com ao mesmo vigor e vontade de quando se festeja a "festa da alegria".

Aproveite o carnaval. Festeje. Fique alegre. Curta a companhia dos amigos. Da família. Vá a praia. Dê um mergulho. Sinta-se realmente o dono da felicidade durante esses quatro dias. Mãs não faça desses quatro dias, dias únicos no seu ano. Que eles sejam apenas mais quatro dos trezentos e sessenta e seis desse ano.

Afinal, não adianta ser um festeiro inconsequente e alegre durante o carnaval e viver durante o ano como um folião infeliz.