O terror veio para ficar?

, , No Comments
O terrorismo parece ser a hipótese mais provável, a julgar pelo rumo das investigações e as declarações oficiais. O porta-voz da Procuradoria, Alexandr Kurenoi, se referiu reiteradamente ao evento como “ato terrorista”. A câmera de vídeo do metrô capturou a imagem do suposto organizador do atentado, de acordo com a agência Interfax, citando fontes a par da situação. Segundo uma versão de testemunhas, difundida pelo canal RenTV, o autor do ataque deixou uma mochila com a carga explosiva no interior do trem antes de se fecharem as portas, ao partir da estação Sennaia Ploshad.(EL PAÍS)

O trecho acima é a notícia do El País sobre o  ocorrido hoje num metrô em São Petersburgo, na Rússia. Pelo menos 11 pessoas morreram e outras 45 feridas após a explosão de uma bomba. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, estava em São Petersburgo nesta segunda-feira(3). Precisamos nos acostumar: o terror veio para ficar. Sei que ainda está se investigando a hipótese de terrorismo. Mas não falo somente em terrorismo.

Está ficando cada vez mais claro: o terror, seja ele provocado por terroristas ou governos, está longe de cessar. Daqui pra frente a humanidade terá de se adaptar a caos que permeia momentos de estabilidade. Sempre existirá meia dúzia de loucos com uma bomba amarrada ao peito dispostos a morrer e a matar em nome de algum ideal. Isso jamais deixará de existir.



Lutar contra eles? Bom, quem gosta de terror não teme à morte. Uma das mais grotescas ironias é tentar acabar com o terrorismo matando terroristas. Terroristas não têm medo da morte. Eles vivem para morrer. Nós é que tememos a eles e à morte. Tudo bem, querem guerrear, que lutem então. É justo querer se defender e revidar ataques. Mas tenham em mente: eles não vão parar.

Os ideais de um terrorista ou de um governante que toca o terror são maiores do que o medo que eles têm de qualquer outra coisa. Repito: suicidas querem morrer. A guerra é um favor nosso à eles. Embora seja uma guerra perdida, afinal, eles dão como a HIDRA nos filmes da Marvel.Se você cortar uma cabeça, duas nascem no lugar. 

Mas não é por ser uma guerra perdida que não deve ser lutada. A nobreza da guerra nem sempre está na vitória, mas nas suas causas. A primeira guerra foi movida pelos interesses dos países. Imperialismo, corrida armamentista e industrial, briga por territórios africanos, governos não-unificados...A segunda guerra foi praticamente uma continuação da primeira.

A terceira guerra talvez seja essa eterna luta contra o terrorismo.  Claro que existem interesses dos diversos lados. Mas acredito que, pela primeira vez, uma guerra mundial teria uma motivação maior, a mais nobre motivação para se comprar uma briga: a paz.


FONTE: 
Rússia busca dois suspeitos do atentado com 11 mortos no metrô de São Petersburgo
http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/03/internacional/1491223293_821732.html

0 comentários :

Postar um comentário