Com o rebuliço da noite de ontem (tô pra descobrir por que os escândalos políticos só estouram depois das 20h), aqueles que gostam de opinar pelos cotovelos já estão por aí: ELEIÇÕES DIRETAS JÁ! Mas temos de pensar numa coisa: eleições diretas são feitas de quatro em quatro anos. E não estamos vivendo sob um governo ditatorial para sair por aí pedindo novas eleições.
Explico. Com a saída de Michel Temer, o presidente da Câmara dos deputados Rodrigo Maia assume a presidência e, em até 30 dias convoca eleições INDIRETAS, na qual o Congresso Nacional elege alguém para completar o mandato. Porém, esse processo não brotou da cabeça de algum ser humano por aí: ele está definido pela constituição (art.80 e 81).
![]() |
| Imagem meramente ilustrativa |
O fato de Michel Temer ter obstruído a justiça nos dá o direito de afastá-lo, mas não de sair por aí legislando e pedindo pra votar em um novo presidente só porque a gente acha que isso é o certo a se fazer. Muita gente acha que muita coisa a se fazer é o certo, mas nem por isso estão cumprindo a lei.
Há muitos dizendo que "nenhuma instituição brasileira tem moral para governar o país." Eu pergunto: o que os faz acreditar que novas eleições mudariam isso? As instituições,apesar das suas falhas e lentidão estão funcionando sim. Ou o país parou?
Se você quer novas eleições, apresente uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sugerindo que eleições diretas possam ser convocadas até seis meses antes do fim do mandato, como o deputado Miro Teixeira (REDE-RJ) está sugerindo. É mais coerente do que pedir eleições diretas cada vez que uma laranja podre for descoberta no meio da política brasileira. Teríamos eleições todas as semanas.
Caso Temer caia, temos de seguir a regra do jogo, por pior que ela possa parecer. Tentar mudar as regras do jogo no meio da partida vai favorecer um dos times que estão jogando - e não, não seremos nós os beneficiados. Temos um ano e meio pela frente até as eleições presidenciais de 2018. Vida que segue. E que siga conforme tem de ser: sem atropelos e sem afobamentos. O apressado come cru. E quase sempre queima a língua.

0 comentários :
Postar um comentário