A corrupção está em nós ou a bondade de homens maus

, , No Comments
É digno e totalmente válido ficar indignado com a corrupção. Mas não podemos esquecer que todos nós, sem exceção, somos corruptos.

Não, eu não acredito no bom selvagem. Para mim, a ideia de Rousseau de que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe é balela. O homem já nasce corrompido. Ganancioso e egoísta.

Definitivamente o homem corrompido não sabe viver em sociedade. O ser humano vive uma constante luta onde o poder e a posse são o que interessa. Parecem primatas que não se respeitam. Só querem o seu próprio interesse e almejam aquilo que lhes é bom - dane-se o outro.



A sociedade influencia o homem?

Obviamente, influencia. Cabe ao homem gerar dessa influência algo bom ou ruim. Embora ele seja , desde o seu nascimento, inclinado à maldade. Seus atos visam ao bem próprio, ao orgulho próprio, ao ego, às vontades egoístas - e para que isso tudo se torne real, se faz o mal.

Sim, eu acabei de falar que o homem é corrompido. Mas existe a bondade dos homens maus. Os homens que reconhecem que estão atrelados à corrupção e à maldade, mas ainda assim, optam pelo caminho das virtudes.

Gosto dos escritos de Thomas Hobbes: HOMO  HOMINI LUPUS - O homem é o lobo do homem.
O homem é o seu próprio mal. Aquela velha máxima de que o mal está em nós ainda é válida.
O homem pode sim fazer ações de bondade. Mas no fundo de suas boas ações está a maldade. Quem não gosta de admitir o mal em si, ou é muito orgulhoso ou é muito pretensioso.

Geralmente, quem não admite o mal em si, quer esconder ou culpar alguém por suas maldades.
"A sociedade me corrompeu." "Nasci puro, mas a convivência me fez ser mau."
Faça como eu: assuma que você é um bosta que está tentando acertar na vida.

Nós somos corruptos tentando acertar nossas atitudes. E isso não nos torna menos corruptos.

Mas a nossa corrupção não nos impede de pedir justiça à corrupção alheia. Há corrupções que são ""lícitas à convivência"" - leia-se: não dá cadeia. E corrupções que afrontam à lei.

Eu te contar uma mentira não é a mesma coisa que eu te dar um tiro no meio da testa.

A justiça deve ser feita. Não me venha com essa de que fulano não pode querer que alguém vá preso por corrupção porque esse fulano pratica "pequenas corrupções". Corrupção é corrupção.
Mas algumas dão cadeia. Outras não. Moralmente falando, nenhum de nós tem direito a reclamar: todos somos corruptos em algum nível. Mas, legalmente, é outra história: Leis foram feitas para serem cumpridas. E na democracia, elas o serão.

Mas tenhamos esperança:




0 comentários :

Postar um comentário