Vamos começar a semana com poesia, meus caros!

Soneto do amor iludido

Eu a amei perfeitamente
Como se ela fosse a perfeição
Me iludi, seu amor mente
Era tudo uma ilusão

Para ela não foi o bastante
A perfeição do amor que eu dei
E como no inferno de Dante
Daí em diante eu mergulhei

Tudo em mim pensava
Que o amor dela por mim
Não era finito, não tinha fim

Engano meu, ah o amor
Como eu imaginava
Não era perfeito, era assustador


PS: Não, eu não estou apaixonado. Eu acho que eu crio personagens na minha cabeça pra escrever essas coisas.(Única explicação possível - eu acho).
A semana foi agitadinha e eu preciso comentar isso. 

Os deputados Jair Bolsonaro e Maria do Rosário (Foto: Gabriela Korossy e Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu abrir duas ações penais contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) na útlima terça-feira (21) .O deputado se torna réu na Corte pela suposta prática de apologia ao crime e por injúria.

Em 2014, Bolsonaro afirmou, na Câmara e em entrevista a jornal, que a deputada Maria do Rosário (PT-RS)  não merecia ser estuprada porque ele a considera "muito feia" e porque ela "não faz" seu "tipo". 

A fala do deputado na íntegra:
"Ela não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece"

Na defesa, a advogada de Bolsonaro, Lígia Regina de Oliveira Martan, invocou a chamada "imunidade parlamentar", que protege deputados e senadores por opiniões, palavras e votos. Além disso, afirmou que ele não incentivou outras pessoas a estuprar.

Agora, vamos à parte que cabe à Maria do Rosário (PT-RS).

Tudo começou numa discussão de 2003 sobre o caso de Liana Friendenbach e Felippe Caffé.

Em novembro de 2003, esse casal decidiu acampar numa região próxima a São Paulo.

Os criminosos Champinha, menor de idade, e Pernambuco avistaram o casal e decidiram roubá-los.

Como não encontraram dinheiro, os sequestraram. Champinha e seus comparsas passaram, então, a torturar e estuprar Liana em uma espécie de rodízio, enquanto Felipe assistia a tudo.

No segundo dia , Pernambuco matou Felipe covardemente com um tiro na nuca. Os bandidos ainda passaram mais três dias abusando de Liana, quando quinto dia, Champinha levou Liana a um matagal, deu um forte golpe com um facão no pescoço da vítima, a esfaqueou várias vezes e tentou degolá-la. Não satisfeito, golpeou a cabeça da estudante com o lado "cego" do facão, o que causou traumatismo craniano. Já morta, estuprou-a mais uma vez e abandonou o corpo na mata.

Bom, na discussão sobre o caso, Bolsonaro defendia que Champinha fosse preso, ainda que fosse menor, e julgado pelo crime. E a deputada defendia o menor, ainda que de maneira indireta.

E aqui eu começo a falar o porquê de eles serem reféns de suas próprias convicções.

Bolsonaro considera Maria do Rosário desprezível. Tão desprezível que segundo ele não mereceria nem mesmo ser estuprada. Logo, sofrer um estupro é um merecimento de quem exibe as devidas qualidades para tanto. Maria do Rosário é feia, segundo Bolsonaro, e por isso ele diz que se fosse um estuprador não a estupraria. Seguindo isso, diz-se que se Bolsonaro fosse um estuprador, estupraria apenas as bonitas. 

Ou seja: sim, ainda que bem escondida em suas palavras, há uma apologia ao estupro. E ele torna-se refém disso, sabe por que? Por que, goste você ou não dele, ele tem projetos que punem severamente os estupradores: Bolsonaro faz apologia a algo que acha condenável.

Já Mária do Rosário defende um menor que estuprou e matou ,de forma horrenda, outra menor. Para Maria do Rosário, a idade vale mais do que o crime: quando se tratou de Champinha, era uma vítima da sociedade. Quando se trata de Bolsonaro, é um estuprador. Sim, devo lembrar que ela o chamou de estuprador. Ela é refém de suas convicções porque se Bolsonaro tivesse dezesseis ou dezessete anos e dissesse a ela que não a estupraria, com certeza ela passaria a mão em seus cabelos e diria: "bom garoto!".

Esses são Bolsonaro e Maria, reféns de suas própria convicções.

FONTES:
Bolsonaro agora diz que virou réu no STF porque adversários têm medo dele em 2018
http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/06/24/interna_politica,776484/bolsonaro-diz-que-virou-reu-porque-adversarios-tem-medo-dele-em-2018.shtml

Bolsonaro vira réu por falar que Maria do Rosário não merece ser estuprada
http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/bolsonaro-vira-reu-por-falar-que-maria-do-rosario-nao-merece-ser-estuprada.html

Após virar réu, Bolsonaro pede 'humildemente' que STF não o condene por incitação ao estupro
http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/06/21/interna_politica,775267/apos-virar-reu-bolsonaro-pede-humildemente-que-stf-nao-o-condene-po.shtml
Semana histórica, meus caros!

Londres (Foto: Neil Hall/Reuters)

Pela primeira vez na história um membro da União Europeia deixa o bloco.

Às três horas da manhã desta sexta-feira (24), os britânicos votaram sim: o reino Unido sai da União Europeia. o referendo foi convocado pelo primeiro-ministro David Cameron. Com 17,4 milhões de votos (52%) a favor da saída, eles abandonaram o bloco após quarenta e três anos.

46,5 milhões de pessoas, cerca de 72% da população, votou -  a maior participação da população desde 1992 - e esses votos revelaram um Reino não tão unido assim como se imaginava.



O Reino Unido é formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, e o resultado a favor da saída  revelou algumas divisões entre os britânicos.

Por exemplo, na Inglaterra: Londres votou pela permanência, enquanto a maioria das outras cidades votou pela saída. Já na Escócia, 62% dos eleitores votaram pela permanência no bloco.

Área de votação do reino Unido e a divisão dos votos


Houve também diferença de votos entre as gerações: no grupo de 18 a 24 anos, 64% votaram pela permanência, enquanto entre os britânicos de 50 a 64 anos, essa opção representa penas 33%.

Mas afinal, como fica essa história?  O BREXIT (junção entre as palavras Britain - Grã-Bretanha- e exit - saída) é definitivo? O Reino Unido já saiu da UE? E essa saída é boa ou ruim?

Bom, primeiramente, a saída não aconteceu ainda. 

Agora que o Reino Unido decidiu o abandono da União Europeia enquanto Estado membro, o primeiro-ministro britânico deverá seguir o disposto no artigo 50 do Tratado de Lisboa, dando seguimento ao processo de abandono da União.

O artigo 50 do Tratado de Lisboa dispõe que um Estado soberano poderá notificar a UE acerca da sua intenção de abandonar a instituição e obriga que haja a negociação de um tratado de saída com o Estado membro em causa. 

Há alguns pontos que devem ser levados em consideração, como por exemplo:

1.Todo Estado membro poderá decidir deixar a União de acordo com as suas leis.

2.Um Estado membro que decida deixar a UE deverá notificar a organização da sua intenção. 
De acordo com o que foi definido pelo Conselho Europeu, a UE devera chegar a um acordo com esse Estado.

3.Todo Estado que tenha abandonado a UE e queira voltar à mesma, terá de se sujeitar ao processo disposto no artigo 49.

Enfim, Allan, o que isso quer dizer? 

Que isso vai levar uns dois anos brincando. E é só após tudo isso tramitar que podemos considerar o Reino Unido 

Primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou renúncia após população escolher sair da União Europeia em referendo
E isso é bom para O Reino Unido?

No início da União Europeia havia a ideia de criar uma zona de livre comércio: fronteiras livres para produtos, trabalho e capital. 

Isso se alcançou no começo nos anos 90 e trouxe efeitos positivos para o crescimento e renda em basicamente todas as nações que faziam parte da UE na época. 

Mas recentemente, a UE tem tomado medidas intervencionistas e prejudicado o desenvolvimento dos países europeus. Desemprego em massa, contas públicas em desordem e ridículas perspectivas de crescimento é o que há em boa parte deles.

Por um lado, o Reino Unido fora da UE pode tomar decisões que só dizem respeito a si próprio e livres das abordagens do banco Central europeu. Por outro, o Reino Unido deve enfrentar uma certa instabilidade, tanto política quanto econômica, por um tempo, devido às incertezas do processo. 

O Brasil se posicionou a favor da permanência do Reino Unido no bloco. Por trás dessa defesa estavão não apenas aspectos econômicos, mas também políticos: o Reino Unido tem sido um dos principais "fiadores" das negociações para o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, principalmente com relação aos produtos agrícolas brasileiros.

Após os britânicos decidirem sair da União Europeia, o primeiro-ministro David Cameron afirmou que o Reino Unido "deve buscar um novo primeiro-ministro" e anunciou a renúncia ao cargo, em pronunciamento nesta sexta-feira (24) em frente ao número 10 de Downing Street, residência oficial do premiê britânico. Ele deve deixar o cargo em outubro.


FONTES:


Reino Unido decide sair da UE e primeiro-ministro renuncia
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/reino-unido-decide-sair-da-ue-e-primeiro-ministro-anuncia-renuncia

Reino Unido decide deixar a União Europeia em referendo
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/reino-unido-decide-deixar-eu-e-agora.html

Reino Unido decide deixar a UE: e agora?
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/reino-unido-decide-deixar-uniao-europeia-em-referendo.html

Por que o “Brexit” é uma boa notícia contra a lógica de aumento do poder estatal
http://www.ilisp.org/artigos/por-que-o-brexit-e-uma-boa-noticia-contra-logica-de-aumento-do-poder-estatal/

Plebiscito revela 'Reino Desunido' e fosso entre gerações
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36617121

Reino Unido decide pela saída da UE: o que acontece agora?http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36617020


Caros e queridíssimos leitores, pela primeira vez na história, uma mulher foi eleita para a prefeitura da Roam, na Itália. No último domingo (19),  Virginia Raggi foi eleita com 67,15% dos votos contra o candidato roberto Giachetti.

Virginia, nascida em Roma, tem trinta e sete anos, e afirmou que sua vitória tem "um valor extraordinário para o atual momento vivido por Roma".

Virginia Raggi, prefeita de Roma.
O partido pelo qual ela se elegeu é o chamado Movimento Cinco Estrelas (M5S), fundado por Beppe Grillo, um ator e humorista italiano, juntamente com Gianroberto Casaleggio, um especialista em informática no ano de 2009.

Ironicamente, um humorista politicamente incorreto possibilitou que, pela primeira vez na história, uma mulher fosse prefeita de Roma. Sim, ironicamente, pois geralmente as pessoas que lutam pela igualdade de sexos odeia o politicamente incorreto.

Embora hoje esteja afastado do movimento, Grillo ainda tem considerável influência sobre o partido e alguns afilhados entre os atuais políticos do partido.

Beppe Grillo, coimediante italiano.

O humor nos possibilita abrir fronteiras. O M5S é considerado um partido de centro-esquerda, embora tenha sido fundada por um humorista que faz piadas com imigrantes, gays e assuntos que para alguns das esquerdas são tratados como intocáveis.

O humor sempre vem a calhar quando o assunto é política. Através dele a gente pode falar coisas que se tornariam impenetráveis e impossíveis de serem comentadas sem os vieses do humor e da alegria.




Todos os anos as guerras provocam o deslocamento de milhares de pessoas ao redor do mundo. hoje, dia 20 de junho, Dia Mundial dos Refugiados, o mundo para novamente para refletir sobre essas questões e perceber que o que está em debate nesse jogo não são apenas guerras ou fronteiras, mas a vida de pessoas.

Somente em 2015 mais de 65,3 milhões de pessoas tiveram que fugir de conflitos e guerras e se tornarem refugiadas,, de acordo com o relatório “Tendências Mundiais”, publicado nesta segunda-feira (20) pela ONU, em comemoração ao Dia Mundial dos Refugiados. O número representa um aumento de 50% em cinco anos, seis milhões a mais em relação a 2014. As crianças representam 51% do total, segundo o documento publicado pela ONU.

O drama dos mais de 1 milhão de imigrantes que colocam suas vidas em jogo para atravessar o Mar Mediterrâneo , e a dificuldade dos países europeus de lidarem com essas pessoas chamou a atenção do mundo todo em 2015 através da foto do menino sírio morto na praia, Aylan Curdi, de três anos.


Mas aqui precisamos tratar de questões que vão além do nosso emocional. É sim importante que tenhamos empatia e que a gente sinta as dores daqueles que não tem como morar mais num lugar por quaisquer motivos que sejam.

Imagine só como deve ser a situação de uma família que precisa deixar casa, emprego, escola, convívio, comunidade, tudo para trás por causa de uma guerra. E sem rumo, ir em direção a um lugar desconhecido para recomeçar.

Mas há questões que vão se sobrepor a tudo isso: a política.

No Brasil, há uma lei que regulamenta a entrada de refugiados no país que é ampla e abrangente, e nos dá condições de receber pessoas do mundo todo.

LEI Nº 9.474, DE 22 DE JULHO DE 1997.

Art. 1º Será reconhecido como refugiado todo indivíduo que:

I - devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país;

II - não tendo nacionalidade e estando fora do país onde antes teve sua residência habitual, não possa ou não queira regressar a ele, em função das circunstâncias descritas no inciso anterior;

III - devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país.

E num dia como esse temos que lembrar um fato recente que aconteceu aqui:

O governo interino de Michel Temer suspendeu negociações que mantinha com a União Europeia para receber desalojados pela guerra na Síria.

Em 2013, Dilma disse que o Brasil estava de "braços abertos" para acolher refugiados e o governo passou a facilitar o ingresso de sírios ao permitir que viajassem ao país com um visto especial, mais fácil de obter.

A suspensão foi ordenada por Alexandre de Moraes, ministro da justiça,que afirmou que  a decisão segue uma nova postura do governo quanto à recepção de estrangeiros e à segurança das fronteiras.

Uma cagada do governo Temer, vamos lá. Se o país havia se comprometido a receber certo número de imigrantes num acordo há três anos, deveria ter mantido esse compromisso. Não há desculpas para isso; nem crise , nem outra qualquer.

Mas é claro que há preocupações envolvidas nisso (não sei se as do governo interino são legítmas, não é meso?). A preocupação de uma infiltração de terroristas do Estado Islâmico, que disseram ter infiltrado mais de 4 mil entre os refugiados. Ou até mesmo as notícias que correm por aí de ataques, estupros, assaltos que refugiados tem feito a europeus, princiaplmente na Alemanha onde se tem regsitrado esse tipo de ocorrência.

Todas as preocupações são legítimas. tanto aquela que olha com misericórdia para os refugiados, quanto a que olha com temor e aflição para tudo o que pode acontecer com a chegada deles.

E preciso lembrar: um dia a gente pode ser um deles.

FONTES:

TEMER E OS REFUGIADOS - http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36556393

ALEMANHA E OS ATAQUES DE REFUGIADOS - http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/01/onda-de-ataques-mulheres-leva-merkel-rever-acolhimento-aos-refugiados.html

ESTADO ISLÂMICO INFILTRADO - http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150517_ei_europa_pu

DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS
http://br.rfi.fr/mundo/20160620-paises-precisam-assumir-suas-responsabilidades-diz-onu-na-jornada-mundial-dos-refugia

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/numero-de-deslocados-em-todo-o-mundo-passa-de-65-milhoes-diz-onu.html
Meus leitores, no Brasil a gente não fica entediado.

Após ser citado no acordo de delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado como beneficiário de propina, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pediu demissão do cargo na tarde desta quinta-feira (16). O peemedebista é alvo de um inquérito em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga políticos suspeitos de envolvimento na Lava Jato.

Sobre as quedas dos ministros do governo, digo somente uma coisa: melhor um governo que perde ou demite ministros que tem problemas, do que um governo que mantém ministros problemáticos.

Mas quero falar também de outra coisinha.

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou aos investigadores da Operação Lava Jato, em delação premiada, que a Petrobras é a “madame mais honesta dos cabarés do Brasil”, em referência às práticas corruptas que, segundo ele, existe em outras estatais do país.

Precisamos alcançar as outras estatais do país para fazer uma lava-geral no país. Lavar a cara do país inteiro, não só uma parte do rosto. Se a Petrobras é a madame mais honesta dos cabarés e o que aconteceu lá não foi a maior das sem-vergonhices, é hora de remexer em outros lugares.

FONTES:

Caiu o ministro do turismo - http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/apos-ser-citado-em-delacao-henrique-alves-pede-demissao-do-turismo.html

A mais honesta dos cabarés - http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/06/petrobras-e-madame-mais-honesta-dos-cabares-do-brasil-diz-machado.html

Caros leitores, hoje vamos falar sobre dor e indignação, mas também sobre como é necessário rever algumas coisas que se repetem ao longo dos anos.

O quê aconteceu?


O terrorista Omar Siddique Mateen, 29 anos, viajou da cidade de Fort Price (Flórida - EUA) até a cidade de Orlando (Flórida - EUA) e abriu fogo em uma casa noturna popular entre a comunidade gay, matando 50 pessoas e ferindo 53 por volta das três (Horário de Brasília) da manhã da madrugada de domingo (12). O atirador era cidadão norte-americano filho de afegãos. A boate Pulse, que é conhecida por ser o centro da festa latina de Orlando, realizava no sábado sua noite semanal de música latina com a participação de três DJs.

Frente da boate Pulse. Imagem G1

O terrorista morreu em um tiroteio com forças policiais às 5 da manhã. Ele estava armado com um rifle de assalto, uma pistola e um “dispositivo suspeito”, que seria um explosivo, e chegou a fazer reféns entre as mais de 300 pessoas que estavam na boate.Havia apenas um segurança armado no local e a boate onde aconteceu a tragédia, a Pulse, era um local onde a entrada de armas é proibida.

Nesta segunda-feira (13) o Estado islâmico assumiu a autoria do massacre. Através da sua rádio, a "Al Bayan", o EI afirmou que "O irmão Omar Mateen, um soldado do califado, realizou uma incursão de segurança com a qual conseguiu irromper no clube noturno de homossexuais de Orlando, onde matou e feriu mais de cem antes de ser assassinado".

Omar Mateen. Imagem: Orlando Police/Twitter


Apesar da confirmação do EI, o pai de Omar, Leia Mais:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,estado-islamico-assume-autoria-do-massacre-em-uma-casa-noturna-em-orlando,1879867Leia Mais:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,estado-islamico-assume-autoria-do-massacre-em-uma-casa-noturna-em-orlando,1879867Mir Seddique, descartou os motivos religiosos para a ação e apontou para homofobia do filho. "Isto não tem nada a ver com a religião", disse o pai em declarações à NBC News, nas quais indicou que seu filho ficou transtornado, há mais ou menos dois meses, durante uma viagem a Miami, quando viu dois homens se beijando. Seddique acredita que o episódio possa estar por trás do ataque.Mir Seddique, descartou os motivos religiosos para a ação e apontou para homofobia do filho. "Isto não tem nada a ver com a religião", disse o pai em declarações à NBC News, nas quais indicou que seu filho ficou transtornado, há mais ou menos dois meses, durante uma viagem a Miami, quando viu dois homens se beijando. Seddique acredita que o episódio possa estar por trás do ataque.Mir Seddique, descartou os motivos religiosos para a ação e apontou para homofobia do filho. "Isto não tem nada a ver com a religião", disse o pai em declarações à NBC News, nas quais indicou que seu filho ficou transtornado, há mais ou menos dois meses, durante uma viagem a Miami, quando viu dois homens se beijando. Seddique acredita que o episódio possa estar por trás do ataque.Mir Seddique descartou que o filho tenha cometido o ato por motivos religiosos. "Isso não tem nada a ver com religião " declarou à NBC News.
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Não tem a vber Siga @Estadao no Twitter
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Segundo o The Washington Post (citando fontes oficiais) o atirador manifestou sua adesão ao líder do ISIS no telefonema ao 911,e ainda fez referência ao atentado de 2013 na maratona de Boston, que foi realizado por dois simpatizantes do islã radical, em que morreram três pessoas.

Sobre o que aconteceu


A história se repete: quase quinze anos completados do 11 de setembro, e os EUA vivem novamente um episódio de terror produzido pelos mesmos que marcaram aquele setembro de 2001. Os terroristas islâmicos conseguiram novamente reproduzir o horror: segundo o EI, Deus permitiu que eles atacassem os "imundos cruzados",  como se referem aos homossexuais.

É extremamente triste e desolador ler que um filho enviou uma mensagem à mãe dizendo que o atirador estava se aproximando e que ele iria morrer. O último adeus a uma mãe dado por um sms.
Quantas outras histórias não foram apagadas na madrugada de ontem. . .

Grupo lamenta ataque. Imagem: Reuters


Mas aqui quero fazer uma pausa. Quem comete barbáries como essas são os islâmicos radicais e terroristas. Vamos separar as coisas. Assim como existem idiotas radicais no mundo cristão, há também no mundo islâmico. A diferença é que os idiotas cristãos não matam pessoas em nome da fé - pelo menos não mais.

Mas não vou defender aqui o islã pacífico. Vou criticá-lo mais a frente. Vamos seguir.

Os terroristas não estão preocupados se você é homossexual, lésbica, transexual, cristão, bom moço, policial ou padeiro. Se você não segue o Islamismo, deve morrer, conforme a interpretação dada pelos extremistas ao versículo do Alacorão abaixo:

2 (sura ou surata):191 (capítulo) - Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo aos incrédulos.

E quanto aos homossexuais também:

"Pois vós praticardes vossas luxúrias sobre homens em preferência a mulheres: vós sois de fato um povo cheio de iniquidade. E atiramos sobre vós uma chuva de pedras."
Corão (7:80-84)

"Ai, Allan, mas o seu cristianismo também diz o mesmo sobre os homossexuais." Verdade, olha só:

"Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. (...) Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam."
Romanos 1:26-32

Mas sabe qual a diferença? Nós, cristãos não saímos por aí matando homossexuais. Pelo contrário: repudiamos toda e qualquer forma de violência contra qualquer pessoa; não fazemos da violência um meio de propagar a fé.

Cristãos Egípcios decapitados em 2015

E mais: por ano, MILHARES DE CRISTÃOS morrem nas mãos dos terroristas islâmicos por um motivo: SEREM CRISTÃOS.

Mas voltemos.

É óbvio que há uma enorme carga de homofobia em toda essa situação. É só você observar os comentários nos portais: os dedos teclam raiva e ódio contra a classe LGBT.

Os homossexuais merecem respeito. Qualquer pessoa merece. Se uma religião se diz "da paz", deve mostrar isso em atitudes. O cristianismo passou por uma reforma que o fez retornar (ao menos nas suas doutrinas) à sua origem: Cristo, seu amor e sua justiça.

O problema é que o Islamismo precisa provar ao mundo que é uma religião da paz. Que minoria radical islâmica é essa que faz mais estragos do que a grande maioria pacífica faz de bem?

Comoção em torno do atentado em Bruxelas, em março de 2016
Comoção em torno do atentado em Paris, novembro de 2015.


O islã do bem - se é que existe - deve começar a combater o islã radical. Ou será uma religião eternamente segregada. E isso de "islamofobia" é piada. É tipo "cristofobia". Uma pessoa que cria pré-conceitos quando vê diariamente no noticiário terroristas radicais se explodindo em nome de Alá, vai ficar com medo, óbvio. Não é preconceito contra religião. É medo mesmo.

O pacifismo do Islã tem de se mostrar o quanto antes. Em menos de um ano, Paris, Bruxelas, e agora os Estados Unidos, foram vítimas das barbaridades do EI.

E nesses momentos difíceis, precisamos levantar a cabeça e nos reerguer. Temos que limpar as lágrimas e reagir. Não somente com filtros de Facebook ou "PraysFor". Temos que reagir como nações. Como Estados. É hora de pararmos de brincar com terroristas. Porque eles não estão aí para brincadeiras.

E aos justiceiros sociais que já estão por aí dizendo que o sangue dos homossexuais estão nas mãos de alguém que conta uma piada sobre gays: parem de banalizar a culpa do extremismo islâmico. Não banalize um atentado terrorista que matou cinquenta pessoas para ganhar pontos políticos com seus amiguinhos no Facebook. Não tem sangue de gays nas mãos de ninguém além do maluco que saiu atirando e do Estado Islamico que propaga tais atos. Pare de dizer por aí que há sangue nas mãos de quem nada fez.

FONTES:

https://www.washingtonpost.com/world/national-security/shifting-portraits-emerge-of-shooter-as-authorities-dig-into-possible-terror-ties/2016/06/13/452e3cac-313f-11e6-95c0-2a6873031302_story.html?hpid=hp_hp-banner-main_orlando-banner%3Ahomepage%2Fstory

http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,estado-islamico-assume-autoria-do-massacre-em-uma-casa-noturna-em-orlando,1879867

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/12/internacional/1465717811_688793.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/radio-do-estado-islamico-ei-reivindica-massacre-de-orlando.html

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2016/06/13/estado-islamico-reivindica-em-radio-responsabilidade-por-ataque-em-boate-de-orlando.htm
Que semana, meus lindos, que semana!


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do:

  1. Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), 
  2. Presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
  3. Senador Romero Jucá (PMDB-RR) 
  4. Ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP).

Uau! Janot pede a prisão dos quatro por suspeita de eles estarem tentando obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Os pedidos de prisão estão desde a semana passada sobre a mesa do ministro do Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. 


Qual a motivação para a prisão de cada um deles, eu pergunto?  E como  cada um deles reagiu ao saber do pedido? Vamos lá:



O SENADOR ROMERO JUCÁ em conversa com Sérgio Machado, um delator da Lava Jato, disse que era preciso mudar o governo para estancar "sangria" da operação. Ele sugeriu "articular uma ação política" e indicou que Machado se reunisse com Renan e Sarney.


Jucá considera absurdo o pedido tento em vista que tenho manifestado reiteradas vezes pelos órgãos de imprensa e em ações do cotidiano no sentido de fortalecer a investigação da operação Lava-Jato, assim como tenho cobrado celeridade da PGR, MPU e da justiça;


O PRESIDENTE DO SENADO RENAN CALHEIROS defendeu, em um dos áudios, que se mudasse a lei para que presos não pudessem delatar e falou em negociar com ministros do STF. Além disso, disse que Janot é "mau-caráter".


Renan classificou de "desarrazoada, desproporcional e abusiva" a solicitação de prisão. Ele reafirma que "não praticou nenhum ato concreto que pudesse ser interpretado como suposta tentativa de obstrução à Justiça".


O EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOSÉ SARNEY disse a Machado que poderia ajudá-lo a evitar que seu caso fosse parar nas mãos do juiz federal Sergio Moro, mas "sem meter advogado no meio".


Sarney afirmou estar  perplexo, indignado e revoltado e que jamais agiu para obstruir a Justiça. 



O EX-PRESIDENTE DA CÂMARA EDUARDO CUNHA Cunha já havia sido afastado da presidência da Câmara acusado de interferir na Lava Jato em ao menos 11 situações. Janot alega que, mesmo afastado, ele continua tentando obstruir as investigações



Cunha diz não ter tomado ciência do conteúdo do pedido do Procurador Geral da República, por isso não posso contestar as motivações.

O que diz a lei sobre issso?

CF - Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)


§ 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)



§ 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão

O que eu vejo ?

Primeiramente, acho extremamente estranho que, num esquema que foi totalmente armado e liderado pelo PT (aliado a vááários outros partidos, claro) as atenções do processo estejam voltadas ao PMDB. Enfim, apenas uma observação.

Em segundo lugar, não há crime cometido e comprovado para prendê-los. 
(NÃO QUE EU NÃO ACREDITE QUE ELES NÃO TENHAM COMETIDO)

Observem: 
  • Entre eu dizer que vou assaltar um banco e assaltá-lo, há uma grande diferença.
  • Entre eu dizer que vou obstruir a justiça e obstruí-la, há uma grande diferença. 
Ou seja, querem prendê-los, temos que ter as provas. Role pra cima e veja o que está sublinhado na lei.
 " os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. "

Queridos, não se enganem: se os três forem presos estará sendo feita justiça - pelo menos a meu ver. Mas é preciso comprovações.

O caso de Cunha é diferente. Basta uma votação no Conselho de Ética para que se casse permanentemente seu cargo. E que isso ocorra logo, pois provas contra ele não faltam.

Terceiro: 
Ministro Ricardo Lewandowski 
Ministra Cármen Lúcia 
Ministro Celso de Mello 
Ministro Marco Aurélio
Ministro Gilmar Mendes
Ministro Dias Toffoli
Ministro Luiz Fux
Ministra Rosa Weber
Ministro Roberto Barroso
Ministro Edson Fachin

Todos esses ministros ficaram sabendo pela imprensa que, pela primeira vez na história, um procurador pediu a prisão do presidente do Senado. Isso é muuuuito prejudicial ao processo. Dá um status de descrédito ao processo e gera uma crise de credibilidade. O papel da imprensa é sim divulgar tudo o que vazar. Eles é quem tem de barrar os vazamentos.

No mais, acho que Janot se precipitou. Sabe por que? Por que quando alguém me faz concordar com Renan Calheiros (ele não praticou nenhum ato concreto pelo qual possa ser preso e concordo com ele quando diz que a atitude de Janto foi desroporcional) é porque algo não está cheirando bem na República do pão com ovo. 

FONTES:

NOTÍCIAS SOBRE A PRISÃO:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2016/06/08/fatores-que-dificultam-a-prisao-de-juca-renan-sarney-e-cunha.htm

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1779033-janot-pede-prisao-de-renan-e-juca-e-uso-de-tornozeleira-para-sarney.shtml

http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/06/janot-pediu-prisao-de-renan-juca-e-sarney-diz-jornal.html

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/07/politica/1465300166_919140.html

CONSTITUIÇÃO FEDERAL
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm


Numa semana agitado como a que tivemos, esqueci de comentar e esclarecer alguns assuntos recorrentes que podem ter te deixado um pouco confuso, meu caro leitor.

O policial federal Newton Ishii, chamado de Japonês da Federal e que ficou famoso durante a Operação Lava Jato, foi preso na última terça-feira (7) em Curitiba. Ele foi condenado pelo crime de facilitação do contrabando.

De acordo com o advogado do agente, Oswaldo de Mello, o japonês da federal foi condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país.

O nome de Ishii foi citado em meio à Operação Lava Jato numa gravação que levou à prisão o senador cassado Delcídio Amaral, em Brasília.

O agente é citado durante a conversa quando Delcídio se refere a um policial como "japonês bonzinho", que seria o responsável pela carceragem.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) manifestou apoio ao japonês e soltou uma nota dizendo que "A detenção do agente Newton Ishi surpreendeu a todos, pois o primeiro processo contra ele fora anulado integralmente para posteriormente ser refeito. Há ainda recursos pedindo anulação de todo o feito. Outros agentes federais envolvidos na Operação Sucuri já tiveram seus processos anulados e outros foram absolvidos por falta de provas".

Acredito que de agora em diante não se faça muito a respeito, afinal a ação contra o japonês da federal transitou em julgado. Em bom português: não dá para recorrer da decisão.

O ícone do combate à corrupção foi pego/preso em corrupção. Isso só reforça mais ainda o que venho escrevendo: ninguém pode parar a operação lava jato. Esqueçam essa ideia. Planejem  o quanto for preciso. Tentem de todas as formas derrubá-la: não conseguirão.

Ou vocês acham que é fácil manipular a Polícia Federal, o Ministério Público e a Procuradoria Geral da República para que juntas, travem a lava jato?

Que a justiça seja feita.

Fique agora com a marchinha de carnaval feita para o japonês da federal (IN MEMORIAN):




FONTES:

Prisão do japonês - http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/06/japones-da-federal-e-preso-em-curitiba.html

Nota FENAFEP - http://www.fenapef.org.br/nota-de-esclarecimento-sobre-detencao-do-newton-ishi-o-japones-da-federal/

Meus nobres leitores, vamos falar hoje sobre uma coisa curiosa - e eu diria até engraçada.

Uma das grandes personagens da operação lava jato, Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás revelou durante sua delação premiada, que se sente traído por Dilma Rousseff (risos). 


Nestor Cerveró, o "lindinho". Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

 ------Afinal, você sabe que pombas é uma delação premiada?-------

A delação premiada consiste numa técnica de investigação que oferta de benefícios àquele que confessar e prestar informações úteis ao esclarecimento do fato delituoso, chegando a entregar comparsas dependendo do acordo.Em bom português, é o dedo-duro oficializado.

A base jurídica que embasa a delação premiada está no capítulo II, artigo 13 da lei Lei Nº 9.807, de 13 de julho de 1999:



“Art. 13. Poderá o juiz, de ofício ou a requerimento das partes, conceder o perdão judicial e a conseqüente extinção da punibilidade ao acusado que, sendo primário, tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e o processo criminal, desde que dessa colaboração tenha resultado:

I - a identificação dos demais co-autores ou partícipes da ação criminosa;

II - a localização da vítima com a sua integridade física preservada;

III - a recuperação total ou parcial do produto do crime.

Parágrafo único. A concessão do perdão judicial levará em conta a personalidade do beneficiado e a natureza, circunstâncias, gravidade e repercussão social do fato criminoso.”



Em sua delação, Cerveró disse que a presidente afastada Dilma Rousseff "sabia de tudo, o tempo todo", sobre a compra da refinaria de Pasadena (uma refinaria sucateada) pela Petrobras.

A Petrobras tinha comprado metade da refinaria por US$ 360 milhões de doletas. Um tempo depois, uma cláusula no contrato obrigou a estatal brasileira a arrendar o restante da unidadeNo fim das contas, tudo isso custou à Petrobras US$ 1,18 bilhão de dólares.

E mais: disse que Dilma o sacaneou e que não esperava tal atitude de alguém a quem ele tinha como amiga. Cerveró se queixou de Dilma ter atribuído a ele a responsabilidade da compra da refinaria e disse que a presidente afastada mentiu ao afirmar que não sabia de todas as cláusulas do contrato.

FALA DE CERVERÓ NA ÍNTEGRA

"Primeiro que eu conheço a Dilma, e eu fiquei muito cabreiro, embora eu conheça a intimidade da Dilma com o Delcídio [ex-senador]. Se a Dilma gostasse tanto assim de mim, ela não tinha me sacaneado, desculpe a expressão, há um ano, quase dois anos atrás, quando fugiu da responsabilidade dizendo que tinha aprovado Pasadena, porque eu não tinha dado as informações completas. Quer dizer, ela me jogou no fogo, ignorou a condição de amizade que existia, que eu acreditava que existia, trabalhei junto com ela 15 anos, e preferiu, para livrar, porque estava em época de eleição, tinha de arrumar um Cristo. Então: 'ah, não, eu fui enganada!' Mentira! É mentira! Eu estou dizendo isso aqui, isso não tem importância para homologação, Dilma sabia de tudo o tempo todo"

Cerveró, que era tratado como LINDINHO numa planilha de propina, agora se sente magoado pelo que Dilma lhe fez quando ele era diretor na Petrobras. Dilma fez o que qualquer governante que quisesse tirar o seu da reta faria. "Eu não sei de nada." Dilma usou uma das artimanhas mais velhas da história: você fez uma cagada? Sim. Você pode colocar a culpar em alguém? Sim. Ah, então não se preocupe.

Não estou entrando em mérito de valores aqui; não estou julgando se Dilma fez ou não fez. Quero chamar atenção para o LINDINHO. Nestor Cerveró já foi condenado em duas ações na Operação Lava Jato. Em maiode 2015, o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação lava jato, aplicou 5 anos de pena ao ex-diretor, pelo crime de lavagem de dinheiro na compra de um apartamento de luxo em Ipanema, no Rio. Cerveró não é bobo. E sabia que Dilma também não era.

No mais, deixo a todos vocês um conselho de amigo: aquele que é um bom amigo, tem amigos bons.




SOBRE A DELAÇÃO PREMIADA:

Lei N9807 de 1999 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9807.htm

A delação premiada com o advento na Lei 9.807/99 - 
http://www.ambitojuridico.com.br/site/n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11229&revista_caderno=3


DELAÇÃO NESTOR CERVERÓ - http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/06/veja-video-em-que-cervero-diz-que-dilma-sabia-de-tudo-sobre-pasadena.html

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1778668-dilma-me-sacaneou-diz-cervero-em-video-sobre-caso-pasadena.shtml

Codinome de Cerveró em planilha de propina era ‘lindinho’, diz delator -  http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/codinome-de-cervero-em-planilha-de-propina-era-lindinho-diz-delator/



Meus caros leitores, hoje vou tentar explicar de forma básica o que é o PIB e porque a queda dele influencia na sua vida. Lérigou!

O PIB - Produto Interno Bruto - é uma medida do valor dos bens e serviços que o país produz num período, na agropecuária, indústria e serviços.
Nessa conta entram os bens e produtos finais, serviços prestados, gastos do governo.


O PIb tem por função fazer um cálculo da atividade econômica e do nível de riqueza de uma região. Quanto mais se é produzido, mais se está consumindo, investindo e vendendo.

No primeiro trimestre de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 0,3% em comparação com os três meses anteriores, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (1º). Foi a quinta queda trimestral seguida do PIB brasileiro.

Ou seja:

  • JAN-MAR/2015 - PIB CAIU (- 1,2%)

  • ABR-JUN/2015  - PIB CAIU (- 2,0%)

  • JUL-SET/2015  - PIB CAIU (- 1,6%)

  • OUT-DEZ/2015 -  PIB CAIU (- 1,3%)

  • JAN-MAR/2016  -  PIB CAIU (- 0,3%)

Ok, mas o que esses números mudam na minha vida, Allan? Bom, vamos lá.

A baixa credibilidade apontada pelo recuo do PIB não incentiva os agentes econômicos a investirem. Assim, falta dinheiro para a abertura de novas indústrias e por muitas vezes, até para manter as empresas que já existem. Isso levaa os empresários  a demitir funcionários.

E quando digo empresários, não falamos apenas de grandes lojas ou indústrias. Pode ser a padaria onde você compra, o barbeiro onde você corta o cabelo, o barzinho da esquina, um pequeno negócio.

Com o aumento do desemprego - afinal, sem dinheiro para investir e pagar funcionários, não há como manter um negócio, não é? -  há uma diminuição do consumo, afinal as pessoas que perderam o emprego não têm dinheiro para consumir . As que tem grana, tem medo de gastar - vai que ela perde o emprego.

Por outro lado, essa queda no PIB tende a fazer a inflação diminuir um pouco no médio prazo. A lógica é simples: a baixa procura dos produtos faz com que o preço dele caia.

Se você acha bom que o preço de um produto esteja em queda, pense melhor: o motivo da queda do preço é você não ter dinheiro para comprá-lo.


FONTES:

INFOGRAFIAS: http://g1.globo.com/economia/pib-o-que-e/platb/

PIB RECUO 1°TRI 2016 - http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/pib-do-brasil-cai-03-no-1-trimestre-de-2016.html