Nestor: lindinho e ofendidinho

, , No Comments

Meus nobres leitores, vamos falar hoje sobre uma coisa curiosa - e eu diria até engraçada.

Uma das grandes personagens da operação lava jato, Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás revelou durante sua delação premiada, que se sente traído por Dilma Rousseff (risos). 


Nestor Cerveró, o "lindinho". Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

 ------Afinal, você sabe que pombas é uma delação premiada?-------

A delação premiada consiste numa técnica de investigação que oferta de benefícios àquele que confessar e prestar informações úteis ao esclarecimento do fato delituoso, chegando a entregar comparsas dependendo do acordo.Em bom português, é o dedo-duro oficializado.

A base jurídica que embasa a delação premiada está no capítulo II, artigo 13 da lei Lei Nº 9.807, de 13 de julho de 1999:



“Art. 13. Poderá o juiz, de ofício ou a requerimento das partes, conceder o perdão judicial e a conseqüente extinção da punibilidade ao acusado que, sendo primário, tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e o processo criminal, desde que dessa colaboração tenha resultado:

I - a identificação dos demais co-autores ou partícipes da ação criminosa;

II - a localização da vítima com a sua integridade física preservada;

III - a recuperação total ou parcial do produto do crime.

Parágrafo único. A concessão do perdão judicial levará em conta a personalidade do beneficiado e a natureza, circunstâncias, gravidade e repercussão social do fato criminoso.”



Em sua delação, Cerveró disse que a presidente afastada Dilma Rousseff "sabia de tudo, o tempo todo", sobre a compra da refinaria de Pasadena (uma refinaria sucateada) pela Petrobras.

A Petrobras tinha comprado metade da refinaria por US$ 360 milhões de doletas. Um tempo depois, uma cláusula no contrato obrigou a estatal brasileira a arrendar o restante da unidadeNo fim das contas, tudo isso custou à Petrobras US$ 1,18 bilhão de dólares.

E mais: disse que Dilma o sacaneou e que não esperava tal atitude de alguém a quem ele tinha como amiga. Cerveró se queixou de Dilma ter atribuído a ele a responsabilidade da compra da refinaria e disse que a presidente afastada mentiu ao afirmar que não sabia de todas as cláusulas do contrato.

FALA DE CERVERÓ NA ÍNTEGRA

"Primeiro que eu conheço a Dilma, e eu fiquei muito cabreiro, embora eu conheça a intimidade da Dilma com o Delcídio [ex-senador]. Se a Dilma gostasse tanto assim de mim, ela não tinha me sacaneado, desculpe a expressão, há um ano, quase dois anos atrás, quando fugiu da responsabilidade dizendo que tinha aprovado Pasadena, porque eu não tinha dado as informações completas. Quer dizer, ela me jogou no fogo, ignorou a condição de amizade que existia, que eu acreditava que existia, trabalhei junto com ela 15 anos, e preferiu, para livrar, porque estava em época de eleição, tinha de arrumar um Cristo. Então: 'ah, não, eu fui enganada!' Mentira! É mentira! Eu estou dizendo isso aqui, isso não tem importância para homologação, Dilma sabia de tudo o tempo todo"

Cerveró, que era tratado como LINDINHO numa planilha de propina, agora se sente magoado pelo que Dilma lhe fez quando ele era diretor na Petrobras. Dilma fez o que qualquer governante que quisesse tirar o seu da reta faria. "Eu não sei de nada." Dilma usou uma das artimanhas mais velhas da história: você fez uma cagada? Sim. Você pode colocar a culpar em alguém? Sim. Ah, então não se preocupe.

Não estou entrando em mérito de valores aqui; não estou julgando se Dilma fez ou não fez. Quero chamar atenção para o LINDINHO. Nestor Cerveró já foi condenado em duas ações na Operação Lava Jato. Em maiode 2015, o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação lava jato, aplicou 5 anos de pena ao ex-diretor, pelo crime de lavagem de dinheiro na compra de um apartamento de luxo em Ipanema, no Rio. Cerveró não é bobo. E sabia que Dilma também não era.

No mais, deixo a todos vocês um conselho de amigo: aquele que é um bom amigo, tem amigos bons.




SOBRE A DELAÇÃO PREMIADA:

Lei N9807 de 1999 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9807.htm

A delação premiada com o advento na Lei 9.807/99 - 
http://www.ambitojuridico.com.br/site/n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11229&revista_caderno=3


DELAÇÃO NESTOR CERVERÓ - http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/06/veja-video-em-que-cervero-diz-que-dilma-sabia-de-tudo-sobre-pasadena.html

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1778668-dilma-me-sacaneou-diz-cervero-em-video-sobre-caso-pasadena.shtml

Codinome de Cerveró em planilha de propina era ‘lindinho’, diz delator -  http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/codinome-de-cervero-em-planilha-de-propina-era-lindinho-diz-delator/



0 comentários :

Postar um comentário