Humor e política na Itália

, , No Comments

Caros e queridíssimos leitores, pela primeira vez na história, uma mulher foi eleita para a prefeitura da Roam, na Itália. No último domingo (19),  Virginia Raggi foi eleita com 67,15% dos votos contra o candidato roberto Giachetti.

Virginia, nascida em Roma, tem trinta e sete anos, e afirmou que sua vitória tem "um valor extraordinário para o atual momento vivido por Roma".

Virginia Raggi, prefeita de Roma.
O partido pelo qual ela se elegeu é o chamado Movimento Cinco Estrelas (M5S), fundado por Beppe Grillo, um ator e humorista italiano, juntamente com Gianroberto Casaleggio, um especialista em informática no ano de 2009.

Ironicamente, um humorista politicamente incorreto possibilitou que, pela primeira vez na história, uma mulher fosse prefeita de Roma. Sim, ironicamente, pois geralmente as pessoas que lutam pela igualdade de sexos odeia o politicamente incorreto.

Embora hoje esteja afastado do movimento, Grillo ainda tem considerável influência sobre o partido e alguns afilhados entre os atuais políticos do partido.

Beppe Grillo, coimediante italiano.

O humor nos possibilita abrir fronteiras. O M5S é considerado um partido de centro-esquerda, embora tenha sido fundada por um humorista que faz piadas com imigrantes, gays e assuntos que para alguns das esquerdas são tratados como intocáveis.

O humor sempre vem a calhar quando o assunto é política. Através dele a gente pode falar coisas que se tornariam impenetráveis e impossíveis de serem comentadas sem os vieses do humor e da alegria.


0 comentários :

Postar um comentário